
Que o responsável pelo nosso nervosismo inicial ao falar em público é a adrenalina?
O nosso corpo ao se deparar com situações de perigo, instintivamente lança meios que possibilitem sua defesa, seja através de fuga ou combate. A descarga de adrenalina é um deles.
A adrenalina ou epinefrina é um hormônio, derivado da modificação de um aminoácido aromático (tirosina), secretado pelas glândulas supra-renais, assim chamadas por estarem acima dos rins. Esse hormônio prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros.
O nosso medo de falar em público é tão alto que nosso corpo encara uma apresentação como se fosse uma situção extrema de perigo, o que para alguns resulta em tremedeira, gagueira, suor e até choro em casos mais agudos de inibição.
Em contrapartida, essa descarga de adrenalina aumenta nosso poder de improviso e reação, permitindo uma fala mais enérgica, viva e persuasiva, caso o orador consiga canalizar adequadamente essa energia extra que o organismo nos proporciona.
Portando, comece suas apresentações com calma e serenidade, que logo você estará melhor ambientado com a situação e preparado para apresentar toda sua desenvoltura em público!
Nenhum comentário:
Postar um comentário