segunda-feira, 1 de junho de 2009

Comunicação não-verbal - Introdução!

Como adiantei em um post anterior, iremos pouco a pouco trabalhar nesse blog sobre a comunicação não-verbal, elemento essencial para o desenvolvimento do bom orador.

Nosso primeiro passo é explicar à você leitor, em linhas breves, o que é comunicação:

A comunicação é o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos e tem como componentes: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza.

Para nosso post, nos interessa apenas a comunicação entre sujeitos, a comunicação humana.

Portanto a comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de computadores, a fala, a escrita, que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional ou ainda a forma não-verbal.

A forma não-verbal é é simplemente a comunicação que não se utiliza de palavras sejam estas escritas ou faladas. O curioso é que segundo o pesquisador Mehrabian, a estimativa da proporção verbal/não verbal do comportamento é de que 55% da mensagem é transmitida via linguagem corporal. Ainda segundo o mesmo estudo, a voz é responsável por 38% e as palavras apenas por 7%.

Logo podemos observar a importância extrema da forma não-verbal de se comunicar e a necessidade de se estudá-la para dominar a oratória.

Aguardem os próximos posts!!!

Nenhum comentário: