sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Leitura Fria - Parte 4/4

Além da leitura fria e do efeito Barnum, outro importante fator psicológico é a tendência para a confirmação (confirmation bias). Esta tendência é um tipo de pensamento seletivo e inconsciente em que tendemos a perceber somente os fatos que apoiam aquilo que acreditamos e ignorar ou diminuir aqueles que nos contradizem. Isto é um fato tão arraigado no ser humano que leva muitos cientistas a projetar experimentos tendenciosos que confirmam suas teorias. Portanto é sempre necessário que autores com idéias contrárias revisem artigos científicos. Este fenômeno conhecido e extensivamente estudado também é observado em diagnósticos médicos.

Outro aspecto interessante é que culturas que possuem outros tipos de astrologia também "sentem" sua influência e acreditam que os horóscopos descrevem totalmente sua personalidade.

Na realidade a astrologia está tão arraigada nas vidas das pessoas que elas passam a assumir características relativas ao seu signo. Exemplo: geminianos são extrememente comunicativos, logo alguém que passa a vida inteira ouvindo e lendo isso, passa inconscientemente a agir de forma comunicativa.


Na astrologia chinesa, os signos são designados de acordo com o ano de nascimento e este signo é utilizado para descrever a personalidade e prever o destino de uma pessoa. Em vista disto, as pessoas nascidas em um ano ruim chegam ao ponto de morrerem mais cedo ao internalizar o fato de que têm um destino ruim (Phillips, D P; Ruth, T E; Wagner, L M, Lancet, 342(8880), 1993, 1142-1145 ). E explosões de nascimento ocorrem em anos auspiciosos como o ano do dragão (Nguyen, M.T., Swenson I. J Biosoc Sci., 28(3), 1996, 367-77.). Portanto, mesmo sendo um sistema astrológico diferente do ocidental, a astrologia chinesa "funciona" para aqueles que acreditam nela, ou seja a eficiência da qualquer sistema astrológico é um fenômeno meramente cultural.

Um comentário:

Schneider disse...

Acho curioso o jeito que esses "props" são usados na leitura fria.
É fantástico como uma técnica pode ser tão versátil.