terça-feira, 27 de maio de 2014

A ERA DA (DES)INFORMAÇÃO


Nesse exato momento estamos atravessando a era da informação com a mesma velocidade em que gigabytes são trocados e acrescidos à web mundial.  Para você ter uma ideia do que estou falando, estima-se que esse tráfego, atualmente, seja equivalente a 7.000.000,00 (sete milhões) de DVDs por hora. Achou muito? Pois fique sabendo que esse número não para de crescer. Espera-se que em 2015 esse número seja quadruplicado e atinja a incrível marca de 966 exabytes por hora ou 1,000,000,000,000,000,000 bytes (1 quintilhão) !!!  Não é incrível?

Todavia, apesar de nos assombrarmos com esses números, nós nos esquecemos de que somos diretamente responsáveis pelo seu crescimento vertiginoso. A cada texto (inclusive esse), fotos e vídeos publicados ou enviados, nós aumentamos a quantidade circulante de dados na rede.

O problema é que toda essa informação circula sem responsabilidade e sem critério.

Tomemos como exemplo a campanha ¨Cliquealimentos¨que doa alimentos com um clique. Ela é real, ajuda muitas pessoas, e você provavelmente nunca ouviu falar. Em contrapartida, quantas imagens de bebês e pessoas em fotos horrendas você já viu em sua linha do tempo com a seguinte mensagem: ¨Cada compartilhamento dará 0,10 centavos à criança ou à pessoa desta foto, Compartilhe!¨. Isso é mentira, não é real. Mas você já viu e quem sabe até compartilhou. 

O fato é que espalhamos diversas informações sem ao menos verificar a veracidade e a procedência delas.  


É por isso que essa é a era da (des)informação. Somos carregados por um oceano de desinformação produzido sobre medida. O que não conseguimos vislumbrar, é que assim como nossos ouvidos podem ser tapados por um ruído, a nossa mente também pode ser tapada por uma desinformação. Não acredite piamente em tudo que vê, ouve e lê. Se questione e pergunte a si mesmo: Como posso confirmar isso? Quem ganha com isso? Qual o sentido disso? Muitas vezes apenas o bom senso é o suficiente para nadar nesse oceano sem se afogar. Enfim, não deixe de curtir e de compartilhar, mas, sobretudo, não deixe de pensar.

*Informação sobre o tamanho da internet extraída de:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/voce-sabe-qual-e-o-tamanho-da-internet


Nenhum comentário: