quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Confie em você!

Auto-confiança  é a palavra chave para o bom orador e para o sucesso, seja profissional, afetivo ou social. Acreditar em você é o primeiro passo para que sua platéia também confie. O quê acreditamos ser, muitas vezes é completamente diferente do que nós realmente somos.  

Quantas vezes, descobrimos que temos um enorme potencial para desenvolver algo, mas percebemos tardiamente, por medo de tê-lo tentado antes ?


É preciso arriscar, ter coragem e acreditar que você pode enfrentar determinada situação, determinado público. A vida é um aprendizado constante e na maioria das vezes, o objetivo é precedido de inúmeras quedas. Não tenha medo de cair, não tenha medo de arriscar e de aprender. O bom orador, antes de ser o que é, passou por situações difíceis em sua carreira, mas certamente nunca deixou de confiar em si, e de acreditar que poderia prosseguir.

Vejamos Demóstenes, que ainda menino, assistiu um orador brilhante de sua época, Calístrato. E ficou encantado com o poder que este exercia através de suas palavras. Demóstenes quis ser como Calístrato e acreditou que um dia seria como ele.

Hoje a história nos conta  que Demóstenes foi o maior orador da Grécia, tendo realizado feitos impensáveis através de suas palavras e de sua fabulosa retórica. Mesmo sendo gago, ele arriscou e enfrentou as inúmeras dificuldades que surgiram no seu caminho.

Ele poderia ter sido apenas mais um grego, apenas mais um gago. E você? Quer ser só mais um?

Confie em você!


Nenhum comentário: